0

Karatê Shotokan


Karate: A história do Karate-do

O Karate-do nasceu na Índia há cerca de cinco mil anos, quando um Príncipe, SIDHARTA GAUTAMA, observou nos movimentos de luta entre os animais, algumas formas técnicas que adaptou à condição humana, como movimentos técnicos de grande dinâmica e repletos de intensão.
Mais tarde, um monge indiano, Bodhidharma, peregrinou até à China, encontrando aí alguns monges em franco estado de debilidade. Ensinou-lhes as técnicas até aí estudadas, e desenvolveu um método de treino físico e mental, o Tai-Chi, o qual, se propagou, mais tarde, até à ilha de Okinawa.
Bodhidharma
A filosofia que lhe assistia, aliada à sua riqueza técnica, permitiram que tivesse sobrevivido a todas as evoluções, e revoluções, sócio-culturais existentes, desde essa época até aos nossos dias.
Apesar de sofrer várias adaptações, de acordo com as necessidades dos povos de então, e de ter servido as mais diversas culturas, ele foi sempre preservado no essencial.
Na sua Idade Média, a guerra dele se aproveitou, agudizando-lhe a intensão base, tornando o movimento mais acutilante e carregando a sua trajectória de uma certa violência. Com efeito, esta foi a forma como o Karate-do foi treinado e desenvolvido durante centenas de anos.
Sendo, como atrás se referiu, uma prática com milhares de anos, é no entanto bastante recente a sua designação de Karate-do, assinalando assim uma data muito importante na sua evolução.
Por determinação do Imperador Meiji, do Japão da época, foram retirados da trajectória dos seus movimentos, os inimigos ou adversários que a guerra com as suas necessidades lá colocou. Para cumprimento desta determinação Imperial, foi para tal indigitado um velho monge e professor, um dos mais conceituados Mestres daquela época: Gichin Funakoshi

Comentários:

Postar um comentário

Texto

No meio do caminho

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
 
Jasiel A. Ferreira © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |