0

Karate: Mestres e escolas

segunda-feira, 25 de outubro de 2010.

O trabalho fundamental de Gichin Funakoshi foi o de introduzir as alterações necessárias à transformação de uma arte de guerra, numa actividade formativa, física e espiritualmente, ao serviço do HOMEM.

Foi em 1900 que o Mestre Gichin Funakoshi efectuou, no Japão, a primeira demonstração pública, daquela que viria a ser conhecida universalmente sob o nome de Karate-Do, «A Via das Mãos Vazias». Mãos Vazias, para se ter a disponibilidade total e, suficientemente, abertas para tudo poder receber.

Gichin Funakoshi nasceu em 1869 em Shuri, distrito de Yamakawa-Cho, Okinawa, filho único, prestou exame na Escola de Medicina de Tóquio, no qual, foi aprovado, mas devido a uma nova lei que proibia aos homens o porte do «Chon Mage» (símbolo da virilidade e da maturidade), não pôde concretizar os seus estudos. Por esse motivo voltou-se para a prática e estudo aprofundado do Karate, no qual, se tornaria, posteriormente, no seu representante máximo.

De uma personalidade bem marcante, com uma vontade indómita, a sua natural benevolência e distinção de maneiras, a par de uma ímpar gentileza e respeito por todos, para além de uma forte energia, muita coragem, muita determinação e uma força mental, altamente capacitada, tornaram-no numa figura que, para muitos era sinónimo de alguém "sobrehumano", um «Tatsujin», ainda mais quando, se contrastava as suas virtudes com o seu pequeno porte físico de 1,67m com 67kg, sendo admirado por todos os seus contemporâneos.

Na sua época, a prática das artes marciais era proibida no Japão e tal como descreve nas suas memórias, no livro "Karate-do - O Caminho da Minha Vida", ele treinava sempre em segredo, repetindo até à exaustão o mesmo Kata. Sem a permissão de seu mestre e até que os seus movimentos chegassem a uma grande harmonia e precisão, não se aprendia um novo Kata, o que o tornou um exímio mestre de renome universal.

Em 1922, fora escolhido para representar a arte do Karate, praticada em Okinawa, numa demonstração pública, em Tóquio. Como já tinha mais de cinquenta anos, Gichin Funakoshi não correspondia ao mito japonês de "budoka (guerreiro) terrível", que o Japão procurava fazer sobreviver, na época, mas mesmo assim, a sua apresentação foi muito bem sucedida.

Muitos aspectos da personalidade de Funakoshi, passaram a ser conhecidos através de histórias passadas, daqueles que conviviam com ele, como por exemplo, Genshin Hironishi, um discípulo seu, no qual dizia que, o seu mestre opunha-se às ideias das gerações vindouras, após a II Guerra Mundial, pois continuaria a seguir os hábitos e costumes da sua época, anterior à I Guerra Mundial. Dizia ele que, Funakoshi se recusava a frequentar uma cozinha ou a pronunciar certas palavras japonesas, modernas, existentes na sua época, alegando que, "...sem elas passava muito bem".

Uma outra peculiaridade comportamental interessante de Gichin Funakoshi, era a forma ritualística com que fazia as coisas, sendo que a primeira coisa que ele fazia, diáriamente, na sua "toilette" matinal, que durava cerca de uma hora, era o escovar os seus cabelos, com uma infinita paciência, e só depois então, voltava-se para o Palácio Imperial e saudava-o com respeito, inclinando-se, após o qual, fazia a mesma saudação, à sua terra natal - Okinawa. Depois desses rituais, tomava o seu chá matinal e reiterava-se dos seus afazeres.

Sensei Gichin Funakoshi deixou-nos uma herança riquíssima, um legado de pensamentos, que espelham a filosofia do Karate e das suas técnicas, bem como, toda a sabedoria oriental. Além disso, deixou-nos dois importantes documentos, quais caminhos, que nos levam a uma vida mais harmoniosa, são eles o Dojo Kun e o Niju Kun que são os axiomas do Karate, os quais, devem ser seguidos por todos os karatecas e que veremos mais adiante.

A partir desta altura, e graças ao abnegado serviço, prestado pelo Mestre Masatoshi Nakayama - honra lhe seja feita - (na foto), discípulo do Mestre Funakoshi, o Karate-do pôde merecer assim, a atenção de muitos homens do saber, proporcionando-lhe uma nova forma de divulgação, expandindo-se além fronteiras, por toda uma equipa de instrutores e técnicos, os quais, ao longo dos anos 60 e 70, perfizeram toda uma geração de Ouro, na vida do Karate-do, fazendo com que pudessemos, hoje, disfrutar da maravilhosa prática que o Karate-do nos proporciona.


Leia Mais...
0

Katas Heian


1 - HEIAN SHODAN - Paz e Tranquilidade (Nível inicial)
2 - HEIAN NIDAN - Paz e Tranquilidade (Nível dois)
3 - HEIAN SANDAN - Paz e Tranquilidade (Nível três)
4 - HEIAN YONDAN - Paz e Tranquilidade (Nível quatro)
5 - HEIAN GODAN - Paz e Tranquilidade (Nível cinco)




Leia Mais...
1

Máximas do Karate,filosofia,lema do Karatê

Máximas do Karate

Mestre Gichin Funakoshi, criador do estilo Shotokan de Karatê, foi quem mais desenvolveu e aperfeiçoou o aspecto filosófico do Karatê, dando ênfase aos aspectos psicológicos, fazendo com que o praticante melhore sua concentração e adquira um maior controle de suas emoções através do treinamento diário.
Sabendo que o Karatê foi desenvolvido para encerrar conflitos, Funakoshi percebeu que, para se alcançar a plenitude como praticante, somente treinar o corpo e mantê-lo forte e resistente não é o suficiente. .
Mesmo porque, de que adianta ser um lutador de alto nível, e no dia a dia só dar mal exemplo como cidadão ?
O praticante de Karatê, segundo Mestre Funakoshi, deve manter a mente distante do egoísmo e da maldade, o praticante deve buscar a pureza de pensamentos, porém, deve estar em alerta para reagir adequadamente a tudo que encontrar pela frente.
Este é o significado filosófico do sufixo "Kara" (vazio) da palavra Karatê; não é o vazio material, e sim, a ausência de pensamentos negativos ou inferiores..
É preciso crescer interiormente e para isso Funakoshi elaborou cinco princípios básicos com o objetivo de fazer com que o praticante através do estudo desses princípios busque sempre o fortalecimento e a valorização do Eu interior.
A finalidade desses ensinamentos não é a vitória e nem a derrota, mas o aperfeiçoamento do caráter de quem o pratica.
Sensei Funakoshi deixou-nos muitos pensamentos que espelham a filosofia do Karatê e suas técnicas, bem como a sabedoria oriental.
Além disso, deixou-nos dois importantes caminhos que levam à uma vida harmoniosa, são eles o "DOJOKUN" e o "NIJUKUN" que são os lemas do Karatê, os quais devem ser seichuidos por todos os praticantes do Karatê.
DOJO KUN

Máximas do Karaté

São as 5 máximas pelas quais o praticante se orienta não só no treino especifico de Karate mas em qualquer situação da vida. caracter, Sinceridade, Etiqueta, Esforço e Auto-Controle deverão ser um guião de modo que o objectivo do Karate consista no aperfeiçoamento do caracter através de uma pratica esforçada feita com sinceridade e respeito, promovendo o auto-controle do praticante.






HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO
Esforçar-se para a formação do caráter


Os meios para práticar o karate é mais que somente físico.Todo iniciante, especialmente o jovem, deve ser ensinado a importância da construção de caráter por meio da disciplina e treinamento rigoroso. Para o iniciante, o caráter a ser construindo começa com o aperfeiçoamento de técnicas por repetição. O espírito de guerreiro será alcançado quando ganha-se mais confiança por desenvolvimento de técnicas mais fortes.O treino trará à luz ao espírito, não se deve somente lutar mas sobrepujar problemas pessoais especialmente em casos de doença, crise doméstica e problemas de negócios. É um caminho longo desenvolver estes valores espirituais mas quando o conceito é entendido e experimentado proporcionará a vida inteira benefício de força interior e paz.



HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO
Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão


Ser fiel é uma tradição forte de samurai e uma extensão da influência de Confucius na família das artes marciais. A fé a ser mostrada está em seu sensei e no dojo. O aluno sempre deve ser fiel a seu sensei e deve seguir em muito o mesmo meio como um samurai medieval seguia seu senhor feudal e o protegia da morte sem hesitação. Enquanto isto pode parecer raro no dia presente, é injusto esperar um sensei ensinar todo o saber a um aluno que é possível sair de para a razão mais leve. O aluno deve provar sua lealdade com o passar dos anos. A fé e a lealdade estendida ao sensei será recompensada, com uma quantia maior de conhecimento e sabedoria que serão passadas ao aluno e para este bônus acontecer entre sensei e aluno é extremamente valioso o relacionamento.

HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO
Criar o intuito de esforço
Esforçar-se completa a dedicação e compromisso necessário alcançar mestria da arte. Em nenhum caso a mestria é possível sem esforço árduo e sacrifício da parte do profissional. O esforço deve ser de uma natureza sincera e não superficial. Esforço sério da parte do aluno será reconhecido pelo sensei que irá disponibilizar mais tempo com o aluno.

HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO
Respeitar acima de tudo
O respeito com os outros é uma qualidade importante dos japonês e da cultura de Okinawan portanto comum às artes marciais. Gichin Funakoshi enfatiza que o karate começa e termina com etiqueta. Ele também declarou que sem cortesia não há nenhum dojo. Isto é uma reflexão da natureza formal do povo japonês e pode ser observada ao curvar-se durante o treinamento assim como em casa ou no escritório. A etiqueta do Dojo é bem definida. Você deve mostrar respeito em tudo que faz e em toda parte toda que você vai. O respeito é estendido a todos. pais ..senseis, educadores, lei, natureza, falecidos, etc.

HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO
Reprimir o espírito de agressão
Um lutador treinado é uma pessoa com um espírito competitivo, feroz e de grande força então é injusto usá-lo contra uma pessoa inexperiente. O espírito de um karateka é invencível e o mesmo deve saber usar seu conhecimento só por justiça. Uma pessoa de caráter deve afastar-se de brigas porque possui controle de suas emoções e está em paz consigo. Ele não deve testar suas capacidades na rua. Pode-se vencer sem luta e ele não terá nenhum pesar por ferir. O Privar-se de comportamento violento é duro de explicar a muitos ocidentais por causa de seu ambiente, ou por atitude de ganhar torneios eles querem fazê-lo tanto que acabam ficando contra os princípios do karate-dô e dojo kun. É portanto necessário os instrutores constantemente lembrar os alunos da importância do dojo kun..




NIJU KUN
Os 20 ensinamentos do Mestre Funakoshi

HITOTSU - KARATEDO WA REI NI HAJIMARI REI NI OWARU KOTO WO WASURUNA
Não se esqueça que o Karatê deve iniciar com saudação e terminar com saudação.

HITOTSU - KARATE NI SENTE NASHI
No Karatê não existe atitude ofensiva.

HITOTSU - KARATE WA GI NO TASUKE
O Karatê é um assistente da justiça.

HITOTSU - MAZU JIKO WO SHIRE SHIKOSHITE TAO WO SHIRE
Conheça a si próprio antes de julgar os outros.

HITOTSU - GIJUTSU YORI SHINJUTSU
O espírito é mais importante do que a técnica.

HITOTSU - KOKORO WA HANATAN WO YOSU
Evitar o descontrole do equilíbrio mental.

HITOTSU - WAZAWAI WA GETAI NI SHOZU
Os infortúnios são causados pela negligência.

HITOTSU - DOJO NO MI NO KARATE TO OMOUNA
Karatê não se limita apenas à academia.

HITOTSU - KARATE NO SHUGYO WA ISSHO DE ARU
O aprendizado do Karatê deve ser perseguido durante toda a vida.

HITOTSU - ARAI YURU MONO WO KARATEKA SEYO SOKO NI MYOMI ARI
O Karatê dará frutos quando associado à vida cotidiana.

HITOTSU - KARATE WA YU NO GOTOSHI TAEZU NETSUDO WO ATAEZAREBA MOTO NO MIZU NI KAERU
O Karatê é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria.

HITOTSU - KATSU KANGAE WA MOTSUNA MAKENU KANGAE WA HITSUYO
Não pense em vencer, pense em não ser vencido.

HITOTSU - TEKI NI YOTTE TENKA SEYO
Mude de atitude conforme o adversário.

HITOTSU - TATAKAI WA KYOJITSU NO SOJU IKAN NI ARI
A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU).

HITOTSU - HITO NO TEASHI WO KEN TO OMOU
Imagine que os membros de seus adversários são como espadas.

HITOTSU - DANSHIMON WO IZUREBA HYAKUMAN NO TEKI ARI
Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários.

HITOTSU - KAMAE WA SHOSHINSHA NI ATO WA SHIZENTAI
No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais.

HITOTSU - KATA WA TADASHIKU JISSEN WA BETSUMONO
A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente.

HITOTSU - CHIKARA NO KYOJAKU KARADA NO KANKYU WAZA NO SHINSHUKU WO WASURUNA
Não se esqueça de aplicar corretamente: alta e baixa intensidade de força, expansão e contração corporal, técnicas lentas e rápidas.

HITOTSU - TSUNE NI SHINEN KUFU SEYO
Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre.
Leia Mais...
0

Katas do Shotokan

Katas do Shotokan


Os nomes usados no passado, como Pinan, Seishan, Naifanchi, Wanshu, Chinto, e outros, muitos dos quais possuíam significados ambíguos, tem levado a freqüentes erros na instrução.Sendo o Karate uma arte marcial japonesa, não há razão aparente para manter estes nomes pouco familiares e, em alguns casos, nomes pouco esclarecidos de origem Chinesa, simplesmente por terem sido usados no começo. Portanto, após refletir sobre a natureza figurativa das descrições dos Kata dos velhos Mestres, Gishin Funakoshi nos apresenta os Katas com os seguintes nomes e descrições:

1 - HEIAN SHODAN - Paz e Tranquilidade (Nível inicial)
2 - HEIAN NIDAN - Paz e Tranquilidade (Nível dois)
3 - HEIAN SANDAN - Paz e Tranquilidade (Nível três)
4 - HEIAN YONDAN - Paz e Tranquilidade (Nível quatro)
5 - HEIAN GODAN - Paz e Tranquilidade (Nível cinco)


TAIKYOKU (A Criação): Este representa, na verdade, três Kata, na ordem Shodan, Nidan e Sandan. Deve ser a forma para os iniciantes, já que é a mais fácil dos kata para ser aprendida. Consiste nos bloqueios e ataques mais úteis na prática das técnicas básicas. Este Kata e o Ten No Kata (descrito adiante) são o produto de muitos anos de pesquisas sobre a arte do Karate. Quando praticados regularmente resultam no desenvolvimento equilibrado do corpo e na estável habilidade para suportar o corpo corretamente. Além disso, o aluno que adquiriu proficiência nas técnicas básicas e compreende a essência do Kata Taikyoku, irá valorizar o real significado deste princípio: "No karate não há vantagem no primeiro ataque".HEIAN (A Mente Tranqüila): Há cinco formas de Heian contendo uma grande variedade de técnicas, sendo quase todas relacionadas a posturas básicas. Alguém que tenha aprendido estas cinco formas pode estar seguro que é capaz de defender-se com muita habilidade na maioria das situações. O significado do nome deve ser levado em consideração neste contexto. Observa-se que as formas indicadas aqui como Shodan (primeira) e Nidan (segunda) estão inversas em relação à sua ordem tradicional. Esta mudança foi introduzida após considerar seus vários pontos de dificuldade e facilidade para o ensinamento.
6 - TEKKI SHODAN - Cavaleiro de Ferro (Nível inicial)


7 - TEKKI NIDAN - Cavaleiro de Ferro (Nível dois)


8 - TEKKI SHODAN - Cavaleiro de Ferro (Nível três)
TEKKI (Andar A Cavalo): O nome refere-se a característica distinta deste Kata que é sua postura Kiba-dachi, como montar a cavalo. Neste as pernas são fortemente posicionadas bem abertas, como se fosse para sentar no dorso de um cavalo, e a tensão é aplicada nas bordas externas das solas dos pés com a sensação de concentrar a força em direção ao centro.


9 - BASSAI-DAI - Romper a Fortaleza


10 - BASSAI-SHO - Romper a Fortaleza
BASSAI (Entrar Em Uma Fortaleza): Esta forma de Kata contém repetidas mudanças dos braços de bloqueio, movimentos que representam a sensibilidade para alterar uma posição de desvantagem para uma vantajosa, uma sensação que sugere uma determinação, como se fosse aquela necessária para invadir a fortaleza inimiga.


11 - KANKU-DAI - Contemplar o Céu


12 - JUTTE - Dez Mãos (ou dez técnicas)
JUTTE (Dez Mãos): Nas formas remanescentes pertencem ao estilo Shorei, os movimentos são um tanto mais pesados quando comparados àqueles do estilo Shorin. A postura é bastante audaz. Proporcionam um bom condicionamento físico, embora sejam difíceis para iniciantes. O nome Jutte sugere que alguém que tenha aprendido este Kata é tão eficiente como dez homens de uma só vez.


13 - HANGETSU - Meia Lua
HANGETSU (Meia-Lua): Nos movimentos para frente, neste Kata, são descritos semicírculos com as mãos e os pés de maneira característica, sendo seu nome derivado deste fato.


14 - EMPI - Vôo da Andorinha
EMPI (O Vôo Da Andorinha): A movimentação característica deste Kata é o ataque a um nível mais acima do solo. Na seqüência segura-se o opoente e o induz a permanecer em uma posição específica, simultaneamente avançando e atacando novamente. O movimento representa o vôo rápido e ágil da andorinha.


15 - GANKAKU - Grou (tsuru) Sobre a Rocha
GANKAKU (A Garça Pousada Na Pedra): A característica deste Kata é a postura em uma só perna que ocorre repetidamente. Representa a visão esplêndida de uma garça pousada em total equilíbrio em uma pedra, prestes a lançar-se sobre a sua vítima.


16 - JION - Amor e gratidão
JION: Este é o nome original e tem aparecido freqüentemente na literatura chinesa desde os tempos antigos. O Jionji é um famoso velho templo Budista, e há um santo Budista bastante conhecido chamado Jion. O nome sugere que o Kata tenha sido introduzido por alguém identificado com o Templo Jion, assim como o nome Shorin-ji Kempo deriva de uma relação com o Templo Shorin.


17- KANKU-SHO - Contemplar o CéuKANKU (Olhar Para O Céu): O nome deste Kata derivou-se originariamente do mesmo introduzido por Ku Shanku, integrante do exército Chinês. O nome refere-se ao primeiro movimento do Kata, no qual levanta-se as mãos e olha-se para o céu.


18 - CHINTE - Mãos Estranha ou Técnicas Estranhas


19 - UNSU - Mãos de Nuvens
UNSU: O Kata com o estilo do Dragão por Mestre Aragaki. Onde ele o treinou não se tem conhecimento, mas as grandes influências Chinesas neste Kata sugerem que tenha sido certamente em continente chinês. O nome usado em Okinawa é Unshou e significa "Defesa Contra A Nuvem", ou seja, mesmo se seus inimigos cercarem você como uma nuvem, com certeza você os vencerá se tiver aprendido o Unsu.


20 - SOCHIN - Espírito Inabalável


21 - NIJUSHIHO - Vinte e quatro passos


22 - GOJUSHITO-DAI - Cinquenta e quatro passos


23 - GOJUSHITO-SHO - Cinquenta e quatro passos


24 - MEIKYO - Espelho Limpo
MEIKYO: Este é um Kata muito misterioso. Presume-se que os japoneses o conheciam muito antes que Mestre Funakoshi tenha introduzido o Karate de Okinawa no Japão. Há até mesmo uma lenda japonesa a respeito de Ameratsu, a deusa do sol. Ela havia perdido seu espelho e não podia admirar-se, ficando muito aborrecida. Desta maneira, o mundo ficou nas trevas. Finalmente os outros deuses decidiram que alguma coisa deveria ser feita, então enviaram um grande guerreiro para realizar a "Dança da Guerra" do lado de fora da caverna. A "Dança Da Guerra" foi nomeada Meikyo. Meikyo é traduzido como "O Espelho da alma". O nome antigo para Meikyo era Rohai, o qual está agora voltando a ser usado.


25 - JIIN - Amor e Proteção


26 - WANKAN - Coroa Real
Leia Mais...

Texto

No meio do caminho

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
 
Jasiel A. Ferreira © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |