Como se compõe uma sinfonia?

domingo, 20 de junho de 2010.

Como se compõe uma sinfonia?

por Gabriela Portilho

Não existe uma regra para compor uma sinfonia, que é a reunião dos sons de vários instrumentos tocados ao mesmo tempo. No entanto, as sinfonias clássicas dos séculos 18 e 19 costumavam seguir um modelo. É o caso da Quinta Sinfonia (aquela do "tchan-tchan-tchan-tchaaaan"), composta por Ludwig van Beethoven entre 1804 e 1808 e, até hoje, uma das mais executadas de todos os tempos. Primeiro, o compositor desenvolve uma estrutura, ao piano ou teclado, e depois escreve as partituras (representações com as notas musicais) para cada instrumento, do violino à flauta. Hoje, tudo pode ser feito por programas de computador. "O problema é que eles tiram um pouco da espontaneidade da criação", diz Silvio Ferraz, diretor da Escola de Música do Estado de São Paulo.

TOCA AQUI, BEETHOVEN!
Saiba tudo o que rola no primeiro movimento da Quinta Sinfonia

DESTINO À PORTA

Nesta primeira parte, a exposição, são apresentados os "personagens" da história, o motivo e os temas. Na Quinta Sinfonia, o motivo é o famoso "tchan-tchan-tchan-tchaaaan", que seria o destino batendo à porta. Há dois temas, que contrastam entre si: o primeiro é heroico e grandioso, e o segundo, mais lírico e suave

HORA DO DUELO

Neste trecho, em que todos os instrumentos participam, o desenvolvimento, Beethoven brinca com os temas, colocando-os para "duelar". O primeiro tema surge fortíssimo, em um tom de vingança, enquanto o segundo tema, que vai do piano ao fortíssimo, tenta impedi-lo. Por fim, a grandiosidade do primeiro tema se sobrepõe

CONCILIAÇÃO

Nesta parte, chamada recapitulação, os dois temas aparecem novamente, mas sem brigar - desta vez, vêm de forma harmônica, quase numa brincadeira. Aqui, Beethoven brinca com os temas que dão as caras em outras tonalidades - como se os personagens musicais vestissem máscaras e ganhassem outra faceta

BATALHA FINAL

Na forma-sonata, a coda é o encerramento do primeiro movimento, o trecho da música em que o compositor diz algo de novo. Na Sinfonia nº 5, a coda é a batalha final entre os dois temas, tão grandiosa que requer todos os instrumentos da orquestra. Beethoven termina a sonata com a vitória do motivo: tchan-tchan- tchan-tchaaann...

INSTRUMENTOS
Quatro categorias de instrumentos se revezam durante a sinfonia

SOPRO METAIS

Trompa
Tocada com a boca e com a mão, controlando a saída do ar e os timbres

Corneta
Tocada através dos pistões. Tem som brando e penetrante

SOPRO MADEIRA

Oboé
Tubo com formato ligeiramente cônico, com som mais nasalado

Fagote
É o mais grave desta família, muito usado em peças líricas

Flauta
Tubo cilíndrico que produz um som melodioso e doce

Clarineta
Espécie de flauta, considerada o "violino" do gênero por causa do poder sonoro

CORDAS

Violino
Mais agudo dos instrumentos de corda

Viola
Maior e menos aguda que o violino, mas menor que o violoncelo

Violoncelo
Pelo tamanho, deve ser tocado apoiado no chão

Contrabaixo
Mais grave dos instrumentos de corda

PERCUSSÃO

Tímpano
Espécie de tambor tocado com baquetas

INTENSIDADE

Piu fortíssimo: gritando
Fortíssimo: falando alto
Forte: mais alto que a voz
Piano: mais baixo que a voz normal
Pianíssimo: quase um susurro

*A duração da sinfonia pode variar de acordo com a execução da orquestra

QUANTAS NOTAS, MAESTRO?
Como foi composta a Quinta Sinfonia de Beethoven

Toda sinfonia clássica é dividida em quatro partes - os chamados movimentos, o equivalente a capítulos de livros. Eles têm diferentes tempos e emoções, criando uma dinâmica musical que sustenta obras de mais de uma hora - a Quinta Sinfonia dura cerca de 30 minutos*

1º movimento - 0:00 a 6:16

Segue uma forma fixa, a forma-sonata, que você vê em detalhes no infográfico. A música neste movimento é rápida e enérgica. A sonata narra uma história através dos sons - na Quinta Sinfonia, dizem que é a narrativa do destino batendo à porta

2º movimento - 6:17 a 11:03

Geralmente é uma canção, uma música mais lenta e intimista. No caso da Quinta de Beethoven, a melodia deste movimento é mais triste

3º movimento - 11:04 a 15:49

Costuma ser uma dança, um tipo musical mais agitado. É a parte musical mais simples da sinfonia. Para alguns estudiosos, na Sinfonia nº 5, o terceiro movimento vem como a esperança diante da tristeza representada no movimento anterior

4º movimento - 15:50 a 31:05

Também é uma dança, mas ainda mais rápida. Na Quinta Sinfonia, é a parte mais emotiva da composição e tem um tom triunfal. Em outras sinfonias, como a Nona de Beethoven, um coro canta neste trecho

Comentários:

Postar um comentário

Texto

No meio do caminho

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
 
Jasiel A. Ferreira © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |